28 fevereiro, 2012

Marley & Eu


Marley & Eu, foi um livro que eu ganhei no meu aniversário em 2008 por uma amiga muito querida. E na verdade, eu só terminei de ler ele hoje. Não por que o livro era chato, ou qualquer coisa assim. Eu quase terminei de ler ele, só que ai então saiu o filme, eu decidi assistir... Sabe como é? Nunca assista o filme enquanto está lendo o livro ou pretende. No fim você deixa de ler, ou também no meu caso eu meio que me dispersei, e nunca mais tive tempo. Enfim. Esses dias, após ter lido Morto Até o Anoitecer, eu tava mexendo nos meus livros e achei o Marley. Olhei onde tinha deixado meu marca-páginas e percebi que acho que não faltavam nem mesmo dez capítulos para terminar. Por isso, eu decidi terminar ele, e fiz isso em dois dias.

 Tive sorte, que o livro narra vários períodos da vida do Marley, e a onde eu tinha parado, é a parte onde começava a velhice dele. Então nem precisei voltar atrás pra lembrar, nem nada, por que era bem o começo de uma parte, ai eu "subi na onda" e fui...

Primeiramente eu quero dizer que fico muito bobo com animais. Eu realmente sou apaixonado e sou capaz de perder horas fazendo carinho em um, dormir junto na cama, tomar banho, e até mesmo dividir a janta com eles no meu colo. E eu me apaixonei pelo Marley... Só pra vocês terem idéia, só existem dois filmes a qual já me fizeram chorar. E o Marley e Eu certamente é o que está em primeiro lugar. Eu sai da sala do cinema chorando, eu entrei no taxi chorando, eu cheguei em casa chorando e até no dia seguinte quando eu acordei, eu chorei. E tipo. Eu não choro nunca. Você já me viu chorar? Dúvido! É muito difícil eu chorar, eu realmente não choro quase em nenhuma ocasião... Mas ai, quando eu choro. Nossa! Nossa! Eu abro o maior berreiro. Sou pior do que uma garotinha de quatro anos. Vergonhoso isso.

E lendo o livro, quando chegasse ao fim, achei também que ia me acabar. E os períodos que eu leio sempre é de noite, e quando vou e volto da escola. Ai meu cuidado era só não ler os últimos dois capítulos em algum lugar onde eu chamaria atenção.... Só que! Hoje eu peguei um mega transito pra vir pra casa, e pra quem sabe, meu celular deu um problema e eu sem querer apaguei todas as músicas dele. Bem. Não tinha o que fazer no ônibus, ai decidi ler.
 
Li um capitulo, li outro, e mais um... E não chegava em casa. 
Desde da parte onde conta a velhice do Marley você vê que ele não estava nas melhores condições, só que achei que a morte só ficaria pro último capitulo. Ai quando faltavam três, eu falei: "Só vou ler mais um e pronto." e deixar o resto para quando chegasse em casa.
Pois bem, não era bem nesse capítulo que ele bate as botas?

Eu já fui sentindo aquele frio na espinha, a tristeza toda se incorporando, e meus olhos cheios d'água. Enquanto lia a parte em que o dono se despedia dele:
" - Sabe todas aquelas coisas que sempre falávamos sobre você? Que você era um saco? Não acredite nisso. Não acredite nem por um minuto, Marley. Você é um grande cachorro!"
Bem, eu já estava prestes a desabar quando o semáforo fechou, e parou do lado do ônibus um carro tocando Black Eyed Peas no último volume. Sério. Acabou com a magia do momento. Desfez totalmente o clima!

Pelo menos, eu evitei o fato de várias pessoas ficarem olhando pra mim e se perguntando o que tivera acontecido. Mesmo assim, sério meu. Não consegui nem ficar puto na hora, até ri.




É obvio que gostei do livro!
Achei muito bonito tudo que o John Grogan escreveu.

Ele diz que muitas pessoas que tem animais acabam tendo muitos gastos, e muitos não querem ter exatamente por isso. Com esse dinheiro gasto você poderia muito bem investir, viajar, comprar um carro melhor, etc. Agora quantos carros te esperariam todo dia, fielmente, você chegar em casa, ao lado da porta? Ou de estarem ao seu lado de manha quando você acorda?

O fato de cachorros não se importarem com bem materiais. Que eles não tem preconceito e não se importam se você é pobre, rico, inteligente, burro, ou qualquer outra coisa assim. Indiferente de qual seja sua cor, religião ou opção sexual, eles vão te amar incondicionalmente.
" ... Se você lhe der seu coração. Ele lhe dará o dele... "
Obvio que eu também peguei isso como animais em geral, e desde então passei a amar ainda mais minha Pandinha!

1 comentários: