10 março, 2015

Garoto Encontra Garoto #Resenha


Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Ano: 2014 

SINOPSE
"Paul estuda em uma escola nada convencional. Onde líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, até estraga tudo de forma bastante espetacular..."


_______________________________________________
Achei gostoso ler uma história onde surge uma paixão entre dois garotos. Na literatura teen isso não é muito comum e quando existe costumam ser personagens fora de primeiro plano. Nesse caso, foi bom ver um personagem como o Paul sendo dono de sua própria história, tratado normalmente e de maneira tão comum, que muitas vezes passava até mesmo de forma despercebida por mim, que ambas as partes do casal eram do mesmo sexo.

O que gostei demaaaais (mesmo!) e que me deu vontade de ler outros livros do autor, é a forma de como ele expressa suas ideias e opiniões através da história. Os pontos de vista, em algumas partes chega quase a ser como um diálogo dele conosco, deixando de lado a trama e os personagens em si.

No entanto, duas coisas me desagradaram.
A primeira é em relação ao universo do livro. Achei que o tema LGBT foi muito escancarado. Gays conquistarem seu lugar e respeito (na escola) é uma coisa, mas drag-queens saírem andando pelos corredores de perucas e saltos, senti meio forçado.
A segunda, é que o livro tenta ser criativo demais. Certos personagens, cenários, etc possuem detalhes muuuito peculiares. O que faz a história fugir um pouco de ter um ar mais realístico.  

Para mim, Garoto Encontra Garoto é Ok. Cômico e agradável.
Eu li como uma leitura de verão e achei que serviu bem ao propósito. O engraçado é que ninguém se da conta de quando realmente termina o livro. Pois, depois continua com uma boooa parte de páginas dando foco para a história de outro personagem.


Nota:  ➊➋➌➃➄

0 comentários:

Postar um comentário